quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Medicina...

Ainda é cedo para comentar o que eu estou achando das aulas de medicina na UFPR, mas como a demanda por novos posts é grande aqui estou eu escrevendo sobre meu primeiro dia de aula de verdade (a maior parte).

 Bem, para começar, agora eu faço jus à camiseta que eu tenho da minha antiga turma de inglês: “Eu levanto as cinco”. Claro que eu não levantei as cinco em ponto (mas sim às 5:45), mas não muda o fato de eu ter levantado tal hora.

 Peguei um ônibus às 6:40 e fui ao Centro Politécnico. Cheguei ao labirinto, digo, prédio, de ciências biológicas e encontrei minha sala/anfiteatro junto com outros colegas.

 Que maravilha. Todos dizem que é federal, então é precária, mas até agora tudo bem. A primeira aula, com direito a Data Show e caneta laser, foi sobre Biologia Celular. Muito legal. Mesmo. Você não faz idéia caro leitor de como foi bom poder estar naquele anfiteatro olhando para um quadro negro onde se lê: “Biologia Celular” (e mais tarde, ainda mais emocionante ainda: “Bioquímica I”), e não “Funções do 1º Grau” ou “MRU” ou ainda “Aspectos Socioeconômicos do Norte do Estado do Paraná”.

 Biologia Celular, pelo que dizem, é a matéria mais difícil do primeiro período. O livro de referência que o diga. Mais de 1500 páginas de textos e imagens.

 Depois da apresentação e uma breve aula introdutória (que vai “cair” na prova) sobre todos os assuntos que serão tratados, nós fomos para a aula prática.

 Aqui reitero que as instalações da federal são muito melhores do que eu imaginava. Veja só: cada aluno, na aula prática de BioCel (acho que não preciso explicar a abreviação, não é?) tem seu próprio microscópio. Sempre usamos o mesmo e ficamos responsáveis por ele ao usá-lo. Não que cada um dos alunos tem um microscópio para si, mas ficamos responsáveis sempre pelo mesmo microscópio durante as aulas.

 Aprendemos então sobre o microscópio (palavra repetida milhões de vezes no parágrafo anterior, desculpe). Aprendemos também como focalizar as laminas e as práticas certas de manuseio. Muito legal.

 Fomos então comer no RU. Era cedo, 11h, então não tinha fila alguma. A comida não é tão ruim assim. Arroz integral (!), arroz com outras coisas (?), feijão, salada e frango xadrez. Tudo comestível (eu só me excluo de comentar sobre a salada, da qual não provei). Regado à água, é claro. Nada de suco ou algo que o valha.

 Depois do RU foi então a hora de vagar sem rumo pelo Politécnico até que as aulas começassem (13:30). Visitamos a biblioteca, apenas para sermos enxotados de lá na hora de seu fechamento, meio-dia. Continuamos vagando, sem livro algum em nossos braços, até uma sombra debaixo das árvores.

 Bioquímica então começou. Que emocionante. Tão legal. Outra matéria difícil. Ainda assim, muito interessante.

 Depois dessa aula ficamos esperando o professor de Genética chegar. Todos já achando que seria uma aula trote. O “professor” (sinta a diferença de professores de uma frase para a outra) chegou e começou sua aula. Muito estranha, coisas meio que sem nexo. Mas o pensamento meu, e de muitos outros era: “vou copiar, se for trote eu rasgo a folha, melhor do que ser verdade e eu não copiar nada”. Mas era trote mesmo.

 Depois disso veio a gincana dos veteranos, leia-se correr pelo Politécnico inteiro em grupos para conseguir as dicas deles e fazer as tarefas que eles pediam. Encontrar R$1,30 em moedas espalhadas no chão, cruzar uma passarela correndo de costas, rolar um “morro”...

 Depois disso voltei no lotado, leia-se super hiper ultra mega lotado ônibus Inter 2 até o terminal. Neste local o gentil motorista fechou a porta na minha cara, então eu e meu colega esperamos outro ônibus, enquanto nossa outra colega entrou naquele, que estava cheio. Desculpe a falta de clareza, mas estou com sono. O outro ônibus veio logo em seguida, 20 vezes mais rápido que o Savóia, obviamente. Só que com um detalhe: praticamente vazio. Voltamos sentados. Ótimo. E foi isso. Saí de casa às 6:35 e cheguei em casa 19:15.

 Desculpe caro leitor a referência interna do parágrafo anterior. Eu a fiz para que aquele que não vive (feliz) sem meus posts fosse privilegiado. Para entender tal referência você precisaria morar em Curitiba, ou pelo menos ter alguma idéia do horário dos ônibus daqui... É claro que excluo a possibilidade de você ser um exímio conhecedor de ônibus e saber que o Savóia tem certa fama de demora, mas nesse caso você é exceção à regra.

 Bem, é isso. Um post longo para ficar um bom tempo sem postar de novo. Espero que tenhas gostado, dileto leitor.

11 comentários:

guilherme disse...

AEEEEEEEEEEEEE
Finalmente postou o//
mas que bom que tu tá gostando :D
hehe, aventuras da vida, ainda vai ter muito mais coisas pra contar do que apenas o primeiro dia de aula.
E aproveite o espírito de empolgação do primeiro dia....depois tu vai cansar....
Mas é a vida.
Eu quero que minhas aulas comecem T.T (pra depois não ver a hora delas terminarem...que paradoxal não???)

Fernando disse...

bah eu ainda tenho essa camisa heheheh =)
gui boa sorte no curso de medicina, vai ser bem puxado, sei pela minha prima. Ela sai de casa as 6:30 e soh volta as 20h hehehehehhe. abraço;

Tuka disse...

Bioquímica *-*~

Não tenho muito o que comentar, só posso desejar boa sorte e que a cada dia a sua empolgação pelo curso só aumente 8D

Não morra.

D:

Luiza disse...

eh..e depois d tudo isso vc ainda ker fazer patinaçao umas 20 vezes por semana.....boa sorte ^^
=*****

tai disse...

Concordo com a Tuka na parte do "não morra" e com o coment da Lu..

No mais, nããão fique um bom tempo sem postar! Não é justo com seus leitores assíduos!

AH e adooreeeei a parte do MRU, 1o grau e "aspectos socioeconomicos do norte do estado do PR".. Matou a pau.. acho q vc devia largar a facul e ser escritor!

Não, NÃO! Era brincadeira! =X

Beijo Gui!
Boa sorte!

guif_ disse...

Medicina é mto legal gente... vcs todos deveriam fazer...

Agora tenho livros de anatomia!! (Morram de inveja.. uahiuahi)

E eu realmente não tenho jeito pra escrever profissionalmente... hehe... ^^

guilherme disse...

hehehe, agora tu não vai mais estudar MRU, mas ainda vai estudar o MRU - M = R$ 1,30

ehuiwheuiwhuiehwuiew

guif_ disse...

Nossa que engraçado guilherme...

Só um detalhe, eu não vou estudar o RU, eu vou comer no RU...

^^"

guilherme disse...

Desculpa não ser engraçado e não fazer bons comentários, não comentarei mais (Y)

guif_ disse...

ai Gui...

xi mi mi..

vai comentar sim.

=)

guif_ disse...

ai Gui...

xi mi mi..

vai comentar sim.

=)